Gestão organizacional: 4 passos para lidar com a resistência durante o processo de mudança e ter mais eficácia

June 17, 2019
4
min de leitura
Equipe Nibo
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Está passando por um processo de mudança na sua empresa e começou a enfrentar alguns desafios no caminho dessa gestão organizacional? Em situações de aquisições, fusões ou até mesmo reestruturações internas ou de posicionamento, é comum se deparar com problemas como resistência e desmotivação da equipe, períodos de desorganização e dificuldade em se adaptar aos novos processos.

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Para lidar com esses desafios, separamos 4 passos para ter sucesso durante todo o processo:

Passo 1: Avalie os impactos das mudanças

Mudanças sempre trazem alguns impactos para a empresa, positivos ou negativos. Essas transformações podem ter ações importantes em seus clientes e mercado, nos produtos e serviços, na sua estrutura organizacional, nos processos de trabalho, na tecnologia da sua empresa e até mesmo na cultura.

Por isso, vale iniciar o processo avaliando esses impactos para já prever possíveis soluções. Desta forma, é possível atenuar a resistência comum desse período.

Passo 2: Planeje as mudanças na sua empresa

Antes mesmo de iniciar os processos de mudança organizacional, é importante planejar bem os próximos passos. Entenda as razões que levaram à essa mudança e a importância dela para a sua empresa. Depois, una pessoas importantes durante esse processo para agirem como líderes e agentes de mudanças.

Passo 3: Encontre seus líderes e agentes de mudanças

Os líderes e agentes de mudanças serão os responsáveis por minimizar os impactos e, principalmente, a resistência dos demais colaboradores. Mas antes de definir essas pessoas, é importante observar alguns detalhes: para atuar como líder, a pessoa precisa inspirar credibilidade, ter visão clara do futuro e mostrar a sua visão de forma hábil.

Passo 4: Foque em desenvolvimento de pessoas, comunicação e mobilização da equipe

Por último, é muito importante investir nos seus colaboradores durante todo o processo de mudança organizacional. Uma dica é realizar programas pertinentes ao momento, transferir o conhecimento e integrar toda a equipe. Para mobilizar os colaboradores, outra ideia é mapear e mobilizar os influenciadores dentro do time.

Além disso, a comunicação é um ponto essencial para garantir sucesso no seu processo de mudança. Elabore um plano para comunicar, internamente e externamente, todas as transformações que estão para acontecer. Assim, seu time se sente participando do processo e tende a engajar melhor com o momento da empresa.

Ainda ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Comenta aqui embaixo!

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