1. Tomada de decisão estratégica;
2. Controle de custos e despesas;
3. Gestão do fluxo de caixa;
4. Demonstrações financeiras precisas para investidores;
5. Cumprimento total das obrigações fiscais.
Leia também:
• Aprenda como montar um planejamento financeiro (que funciona!)
• Como vendas e financeiro se complementam?
• Rateio: controle financeiro sobre despesas e receitas
Neste passo a passo, vamos mostrar como integrar o Nibo com o Iugu utilizando a Pluga. No entanto, é possível automatizar diversos outros processo, pois existem mais de 47 ferramentas disponíveis para serem integradas ao Nibo.
.
• Pluga é uma plataforma de automação que ajuda qualquer pessoa a conectar ferramentas web para automatizar fluxos de trabalho, sem precisar escrever uma única linha de código.
É válido citar que, para as automatizações funcionarem, é preciso fazer o login ou cadastro (gratuito) na Pluga. Além disso, é necessário ter cadastro nas ferramentas escolhidas para a integração, como no caso do nosso exemplo: Nibo e Iugu.
Dito isto, vamos lá!
1. Selecione a automatização
Acesse a página de automatizações entre Nibo e Iugu e escolha a automatização que deseja criar.
Em seguida, clique em “Fazer essa automatização”.
2. Conecte as ferramentas
Informe a chave da API da Iugu e conecte a sua conta do Nibo. Caso não saiba como encontrar a chave API da Iugu, a Pluga te ajuda. Basta clicar no botão em azul (como mostra a imagem abaixo).
Com as contas conectadas clique em “Continuar”.
3. Filtre informações caso sinta necessidade
Nesta etapa, você pode definir alguns filtros para que o gatilho da automação seja ativado apenas nessas situações. É possível definir no filtro de método de pagamento uma das seguintes opções: “Todos os métodos de pagamento”; “Apenas cartão de crédito”; “Apenas cartão de débito”; “Apenas boleto bancário”; ou “Apenas PIX”..
É possível definir também condições de valor, como: “Maior ou Igual”; “Igual a”; “Menor que”; “Entre”. E o Status de cobrança: “Todos os pagamentos aprovados e parcialmente aprovados”; “Apenas pagamentos aprovados”.
Como exemplo, vamos definir que o gatilho da automação seja acionado para “Todos os métodos de pagamento”, com valores maiores ou iguais a 5 reais e capturando apenas quando o pagamento for aprovado. Assim:
4. Configure os dados que serão enviados entre as ferramentas
No último passo você irá definir quais informações constarão em cada campo do cliente no Nibo, podendo incluir informações da Iugu através do botão + inserir infos da Iugu. Veja na imagem abaixo:
Com as colunas definidas clique em “Finalizar automatização”.
5. Automatização criada
Pronto! Agora toda vez que um pagamento for aprovado na Iugu, será incluído um recebimento no Nibo.
Agora que você já sabe como integrar o Nibo com a Iugu, tenho uma boa notícia: você não precisa parar por aqui.
Utilizando a Pluga você consegue integrar o seu Nibo a mais de 47 ferramentas e deixar no piloto automático muitas outras tarefas. E o melhor disso tudo é que nem é preciso saber “codar”.