Você sabe o que é a contabilidade digital? Nos últimos meses esse assunto tem sido bastante discutido em palestras e webinars.
Se você ainda não sabe do que se trata ou quer entender melhor como utilizá-la em seu escritório, nós vamos esclarecer essas e outras questões ao longo deste artigo.
Iniciada em 2015, podemos caracterizar a contabilidade digital como uma nova categoria de trabalhos contábeis. Foi primeiramente criada em oposição ao serviço de contabilidade online.
A contabilidade digital serve propositalmente para otimizar o trabalho do contador e melhorar tanto a resolução de obrigações legais quanto o atendimento aos clientes, sempre utilizando ferramentas online.
Ambos os modelos propõem a automatização dos serviços contábeis. Ou seja, são identificados os processos realizados repetidamente no escritório e, com auxílio da tecnologia, eles passam a ser feitos sem intervenção humana.
Alguns processos podem ser totalmente automatizados. Outros, devido à sua complexidade ou personalização, ainda necessitam de alguns comandos manuais.
A partir desse conceito, a contabilidade online teve início com perfis específicos de clientes e trouxe uma novidade para o cenário contábil: a responsabilização do cliente.
Você certamente já ouviu falar na Contabilizei, certo? Ela é uma plataforma de contabilidade online. Nas plataformas de contabilidade online, o cliente é instruído quanto as documentações e dados necessários para cada solicitação. Caso não seja enviado ou os dados estejam faltantes ou incorretos, o cliente é o único responsável.
Sendo assim, o papel do contador como consultor foi praticamente extinto nesse modelo.
Já a contabilidade digital surgiu como um aprendizado do cenário anterior.
Positivamente, a contabilidade online automatizou processos repetitivos, e trouxe ganho em produtividade. Para ter mais detalhes sobre esse assunto, você pode visitar nosso artigo O que a Contabilizei pode nos ensinar sobre tarefas contábeis?. Por outro lado, a plataforma não oferecia personalização e a consultoria que muitos clientes precisavam. E aqui que surgiu a contabilidade digital.
A contabilidade digital automatizou alguns processos contábeis, como o envio de guias de pagamento, o controle de obrigações, a centralização dos arquivos, e tudo mais que a tecnologia GED permite. Mas, contrária a contabilidade online, o cliente continua recebendo todo o auxílio e orientação para ter uma contabilidade saudável.
Vamos começar esclarecendo que ambas as alternativas são eficientes e tudo vai depender da finalidade do cliente.
A contabilidade online, por ser um processo mais automático, tem o objetivo de resolver as obrigações dos clientes por um custo menor. Além disso preza pela transparência e agilidade. Estar online significa estar disponível, estar conectado. Essa possibilidade permite ao cliente uma flexibilidade de tempo muito maior.
Por outro lado, a contabilidade online pode não atingir às expectativas do cliente.
Já a contabilidade digital vai utilizar a tecnologia para acelerar o processo, mantendo a qualidade atual de atendimento.
As plataformas de contabilidade digital devem ser compostas por tecnologias que proporcionem ganho de produtividade no escritório e também interação com o cliente.
Vamos citar duas delas que, juntas, oferecem uma série de funções ao contador e ao cliente:
Para conhecer mais tecnicamente como funciona essa tecnologia, acesse o conteúdo GED Contábil: a tecnologia que revolucionou as empresas contábeis.